Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

RESUMO

Buscamos nesta pesquisa Identificar quais as principais causas do desinteresse pelas aulas de Educação Física no ensino médio no turno vespertino no C.E Manoel Beckman localizada na cidade de Bequimão-MA. Para isto fizemos uso das referências bibliográficas e de um questionário com 11 perguntas em quatro turmas das nove existentes na escola. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa, representada através de gráficos e tabelas. Concluímos que os alunos gostam das aulas e acham importantes, mas a forma como estão sendo trabalhados os conteúdos teóricos aliados a repetência de conteúdos e a falta de habilidade nas aulas práticas estão afetando o interesse dos mesmos pelas aulas.

Palavras-chave: Desinteresse; Ensino Médio; Educação Física.

INTRODUÇÃO

 Educação Física é uma área do conhecimento humano que trata da cultura corporal de movimento e como componente curricular obrigatório da educação básica tem por dever integrar o aluno na cultura corporal de movimento, fazendo com que ele possa refletir, analisar, criticar e compreender as diversas formas que a cultura corporal de movimento se apresenta, no entanto a Educação Física vem encontrando dificuldades para se manter no currículo escolar principalmente no que se refere ao ensino médio, por ser uma etapa onde os alunos tornam-se mais críticos e estão passando por transformações tanto físicas como psicológicas (DARIDO,2004; BRASIL,2000) .

Embora com todos os seus conteúdos que tem por objetivo formar cidadãos críticos, autônomos e participativos na sociedade, o que se nota é um afastamento cada vez maior dos alunos do ensino médio das aulas de Educação Física por muitas vezes não conseguirem ver a real significância das aulas para a suas vidas e isto pode estar sendo acarretado por alguns motivos como: a metodologia utilizada pelo professor, a repetência de conteúdos, expressiva esportivação das aulas e a falta de estrutura e materiais adequados para uma prática mais consciente e promissora desta disciplina.

A partir da observação na literatura da existência destes fatos atrelados a Educação Físicas escola, surgiu a curiosidade de sabermos como se encontra o ensino da Educação Física na fase final da educação básica em nosso município, gerando o seguinte tema para estudo: o (des)interesse dos alunos pelas aulas de Educação Física no ensino médio em uma escola da cidade de Bequimão-MA.

A escola escolhida para o estudo foi o Centro de Ensino Manoel Beckman localizada na referida cidade. A questão problema que norteou este estudo foi: se a Educação Física é tida como a disciplina que os alunos mais gostam, quais os fatores que afetam o interesse dos alunos do turno vespertino pelas aulas de Educação Física no Centro de Ensino Manoel Beckman?

Temos por objetivo geral identificar as principais causas do desinteresse pelas aulas de Educação Física no C.E. Manoel Beckman localizado na cidade de Bequimão-MA.

Os objetivos específicos são os seguintes: descrever a importância da Educação Física como disciplina para o ensino médio, identificar os motivos que geram o desinteresse dos alunos pelas aulas de Educação Física e analisar a metodologia do professor e sua influência na motivação dos alunos.

Compreendemos que os resultados a serem encontrados nesta pesquisa serão de suma importância para o enriquecimento científico desta áreas de conhecimento, pois nos propomos a investigar quais os fatores que estão afastando os educandos das aulas de Educação Física, buscando com isto está corroborando para que haja uma reflexão na prática pedagógica de muitos docentes e instigando o desenvolvimento de aulas mais prazerosa, onde os alunos possam usufruir da cultura corporal da melhor forma possível. Tornando-se seres com uma visão crítica e esclarecida da sociedade.

Este estudo caracteriza-se como pesquisa de campo que segundo Bogdan & Biklen (1994, p.67): “é aquela modalidade de investigação na qual a coleta de dados é realizada diretamente no local em que o problema ou fenômeno acontece e pode se dar por amostragem, entrevista, observação participante, pesquisa-ação, aplicação de questionário, testes, entre outros.”

Seguiremos uma abordagem quantitativa que segundo Collis & Hussey (2005, p.89), “é focada na mensuração de fenômenos envolvendo a coleta e análise de dados numéricos e aplicação de testes estatísticos.”

As pessoas que participaram da pesquisa foram os alunos do ensino médio do C.E. Manoel Beckman, para avaliarmos o desinteresse destes pelas aulas de Educação Física. Selecionamos quatro turmas das nove existentes no turno vespertino para participarem da pesquisa sendo uma turma do primeiro ano, duas turmas do segundo ano e uma turma do terceiro ano, a escolha de duas turmas do segundo ano se deu pelo fato de serem alunos que já possuem uma certa experiência com o ensino médio e por ainda terem um ano a mais pela frente para completarem o ensino básico. Ao todo estão matriculados nas quatro turmas 156 alunos, no entanto só 120 participaram da pesquisa, após análise dos questionários, 29 foram excluídos por não responderem todas as questões, restando apenas 91 que farão parte da nossa base de dados.

Baixe o Artigo Completo em PDF:

Autores: Ildson Costa Pereira e Ilgné Costa Pereira

americanas.com.br

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *